HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE ORQUESTRAS
Palavras-chave:
Histórias de vida; Músicos de orquestras; Patrimônio cultural; Orquestra escola.Resumo
Este artigo tem como objetivo ampliar as discussões sobre significados, representações e papeis sociais das orquestras brasileiras e da música de concerto na atualidade, a partir de um estudo no campo do Patrimônio Cultural e Sociedade, tematizando as orquestras como instâncias de memórias e o seu papel no âmbito do Patrimônio Cultural. O foco do estudo é a percepção dos músicos sobre o seu fazer musical e sobre a relevância social e cultural de orquestras sediadas em diferentes regiões do Brasil. A História Oral foi utilizada como suporte metodológico e foi realizado um vídeo documentário digital. As orquestras são focadas pelo poder de articulação cultural como espaços identitários, educativos, políticos, de trabalho, de produção artística, de formação e de socialização. Elas despontam no século XXI, renovadas em termos de estruturas e de posturas. Diante de seu caráter aparentemente transitório, propomos trazer para a discussão as narrativas dos músicos, suas histórias de vida, suas perspectivas em relação aos grupos e suas formas de descrever as vivências musicais.
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