MÚSICA: TEMPO E SER

A CONSTITUIÇÃO DA MOUSIKÉ HEIDEGGERIANA

Autores

  • José Eduardo Costa Silva
  • Gilmar Antonio Monte Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Música; Tempo; Ser; Mousiké; Heidegger.

Resumo

O presente artigo consta de uma reflexão sobre o conceito de música na filosofia de Martin Heidegger. Esta reflexão é centrada na ideia de que a música se articula como tempo, tornando-se expressão imediata desta categoria, tal como depreendemos da leitura dos seguintes textos: O conceito de tempo; Ser e Tempo; Tempo e Ser; Nietzsche; A origem da Obra de Arte; Conferências sobre a linguagem. Desta leitura, inferimos a hipótese de que a música é expressão imediata da categoria tempo, na medida em que o tempo participa essencialmente de sua estrutura. Nesse sentido, a música há de ser, no contexto do pensamento heideggeriano, a mousiké; isto é, o lógos que doa o sentido do ser na linguagem. A argumentação se desenvolve em três partes, uma primeira em que refletimos sobre o conceito de tempo proposto por Heidegger; uma segunda, que sustenta a proposição de que o tempo participa da estrutura do ente e, por fim, uma terceira, onde caracterizamos a música em sua conexão essencial com o tempo e a relação desta ideia com o conceito heideggeriano de mousiké.

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Biografia do Autor

Gilmar Antonio Monte, Universidade Federal do Espírito Santo

Gilmar Antonio Monte é compositor e aluno no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da UFES, onde desenvolve a pesquisa “Basinski e a experiência do tempo”.

 

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Publicado

2025-05-21

Como Citar

Costa Silva, J. E., & Antonio Monte, G. . (2025). MÚSICA: TEMPO E SER : A CONSTITUIÇÃO DA MOUSIKÉ HEIDEGGERIANA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292508. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13760

Edição

Seção

Artigos