O SENTIMENTO DA POLÍTICA: PRODUZINDO "ZULUIDADE" EM UM ESTUDIO DE GRAVAÇÃO SUL-AFRICANO
Resumo
A autora analisa o processo de elaboração sonora da ideia de “zulu” em um estúdio de gravação sul-africano, durante a gravação de um disco do grupo Isigqi Sesimanje, no início dos anos 1990. O trabalho dos músicos e do produtor reforça os aspectos da canção que evocam a dança tradicional zulu denominada ngoma. Num contexto de conflitos políticos severos e de reiteração das imagens másculas e belicosas do guerreiro-dançarino zulu, eles procuram imprimir uma autenticidade zulu num disco destinado tanto ao mercado regional sul-africano quanto ao mercado internacional.
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Publicado
2014-08-18
Como Citar
Meintjes, L. (2014). O SENTIMENTO DA POLÍTICA: PRODUZINDO "ZULUIDADE" EM UM ESTUDIO DE GRAVAÇÃO SUL-AFRICANO. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (8). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/3930
Edição
Seção
Artigos