SHOEMBERG: EMANCIPAÇÃO DA DISSONÂNCIA, TONALIDADE EXPANDIDA E VARIAÇÃO PROGRESSIVA EM FRIEDE AUF ERDEN, OP.13
Resumo
Arnold Schoemberg (1874-1951) cunhou e estabeleceu conceitos que se tornaram inovadores para a música do século XX. Entre eles encontra-se a emancipação da dissonância que define um valor teórico e estético de igual natureza para consonâncias e dissonâncias. Assim, examina-se questões teóricas, analíticas e estéticas relacionadas à dissonância emancipada. Uma análise de Friede auf Erden, op. 13, exemplifica como tal conceito é aplicado por Shoemberg em sua própria música.
Palavras-chave: teoria e análise musical, emancipação da dissonância, Grundgestalt e variação progressiva, Arnold Shoemberg, Fried auf Erden, op.13
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Publicado
2014-09-08
Como Citar
Dudeque, N. (2014). SHOEMBERG: EMANCIPAÇÃO DA DISSONÂNCIA, TONALIDADE EXPANDIDA E VARIAÇÃO PROGRESSIVA EM FRIEDE AUF ERDEN, OP.13. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (9). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/3987
Edição
Seção
Artigos