A educação musical em Portugal – uma história plena de contradições

Authors

  • Graça Mota

Abstract

Resumo: Neste artigo procuro oferecer uma visão integrada da Educação Musical em Portugal, a partir de aspetos históricos e legislativos e de uma visão crítica e fundamentada sobre a sua evolução. Assim, após um enquadramento histórico inicial, debruçar-me-ei sobre o enquadramento da música nos currículos portugueses nomeadamente nos dois ramos do ensino da música, a Educação Musical no Ensino Básico (EB) e Secundário (ES) e a Educação Musical no Ensino Especializado da Música (EEM). Após uma breve incursão nos diferentes cursos que são hoje parte do portfolio formativo das Universidades e Politécnicos no domínio da música, passarei a descrever o processo de formação de professores nos diferentes ramos, o qual se revela uma “pedra de toque” na transformação qualitativa do ensino da música em Portugal. Nos diferentes momentos deste artigo procurarei integrar uma perspetiva crítica no sentido da compreensão de aquilo que apelido de ‘uma história plena de contradições’.

 

Palavras chave: Educação Musical. Políticas educativas. Inovação

 

Music education in Portugal - full story of contradictions

 

Abstract: In this article I try to offer an integrated view of music education in Portugal, from historical and legislative aspects and a critical view based on its evolution. Thus, after an initial historical background, I will look on the framework of music in Portuguese curricula particularly in the two branches of music education, music education in basic education (EB) and secondary (ES) and Music Education in Teaching specialized Music (EEM). After a brief foray into the different courses that are now part of the training portfolio of Universities and Polytechnics in music, I shall describe the teacher training process in different branches, which reveals a “touchstone” in the qualitative transformation of teaching music in Portugal. At different times of this article will try to integrate a critical perspective towards understanding, what I call “full story of contradictions”.

Keywords: Music Education. Educational policies. Innovation

            Educación Musical en Portugal – una historia llena de contradicciones

Resumen: En este artículo procuro ofrecer una visión integrada de la Educación Musical en Portugal, a partir de aspectos históricos y legislativos y de una visión crítica, fundamentada sobre su evolución. Así después de un encuadramiento histórico inicial, voy a mirar en el encuadramiento de la música en los currículos portugueses, nombradamente en dos ramas de la educación de la música, la Educación Musical en la Enseñanza Básica (EB) y Secundaria (ES) y la Educación Musical en la Enseñanza Especializada de la Música (EEM).  Después de una breve incursión en los diferentes cursos que hacen parte hoy del portfolio formativo de las Universidades y Politécnicos en el dominio de la música, describiré el proceso de formación de profesores en diferentes ramas, donde se revela una “piedra de toque” en la transformación cualitativa de la educación musical en Portugal. En los diferentes momentos de este artículo buscaré integrar una perspectiva crítica en sentido de una comprensión de aquel que llamo ‘una historia llena de contradicciones’.

Palabras clave: Educación Musical. Políticas Educativas. Innovación.


 

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Published

2015-03-13

How to Cite

Mota, G. (2015). A educação musical em Portugal – uma história plena de contradições. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (13). Retrieved from https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4609

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