As notas de um pianista na Corte Imperial: mercado e mediação cultural em Louis Moreau Gottschalk (1829-1869)

Autores

  • Avelino Romero Pereira UNIRIO

Resumo

Resumo: o artigo investiga a estadia do pianista e compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) na Corte Imperial do Rio de Janeiro em 1869, no contexto de um debate que opunha uma concepção de arte como ideal civilizatório ao mero entretenimento. Gottschalk é considerado na dupla feição de intelectual romântico e artista empreendedor. São estudados aspectos de sua obra e de seu estilo pianístico, levando-se em conta as representações construídas em torno dele, a recepção a suas apresentações públicas e o impacto causado sobre as práticas musicais da cidade, mediante a análise de crônicas e ilustrações satíricas publicadas na imprensa local. Destaca-se sua refinada capacidade de transpor para a música vivências e impressões colhidas nos territórios que visitou e registradas em suas notas de viagem, publicadas sob o título de Notes of a pianist. Sobre esse fundo, procura-se compreender a recriação na performance ao piano de aspectos rítmico-percussivos das expressões culturais afroamericanas de Nova Orleans e do Caribe e o impacto dessas obras como possíveis modelos à disposição de outros intérpretes e compositores.

 Palavras-chave: Louis Moreau Gottschalk. Romantismo. Piano e práticas musicais no Rio de Janeiro oitocentista. Música afroamericana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-26

Como Citar

Pereira, A. R. (2015). As notas de um pianista na Corte Imperial: mercado e mediação cultural em Louis Moreau Gottschalk (1829-1869). DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (14). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5147

Edição

Seção

Artigos