Reflexos editoriais das práticas de performance: as lições e modinhas de Lino José Nunes (1789-1847)

Autores

  • Fausto Borém

Resumo

Resumo: Estudo sobre as decisões editoriais tomadas na preparação das edições de performance da obra musical do compositor-instrumentista-pedagogo carioca Lino José Nunes (1789-1847) conhecida até o momento: 6 lições para contrabaixo solo e 3 modinhas (De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando dos ombros) para voz e piano, aqui apresentadas em arranjos que incluem também o contrabaixo, instrumento principal de Lino. Discute-se as correções, ajustes e acréscimos nas fontes primárias a partir (1) de elementos da organologia e da técnica instrumental do contrabaixo, da voz e do piano; (2) da realização dos símbolos notacionais deixados nas fontes primárias (um manuscrito autógrafo das lições e reimpressão das edições do século XIX das modinhas, respectivamente); (3) de simetrias e diferenças entre elementos de análise formal das obras (seções formais, harmonia, contorno melódico, recorrência de motivos e ritmos); (4) de elementos de arranjo e mudança de instrumentação, no caso das modinhas; (5) de elementos da relação texto-música articulados com a proposta de uma realização cênica, também no caso das modinhas; (6) do contexto histórico e sociológico da vida desse ainda pouco conhecido músico afro-brasileiro do período imperial.

Palavras-chave: música imperial brasileira; Lino José

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Publicado

2015-07-26

Como Citar

Borém, F. (2015). Reflexos editoriais das práticas de performance: as lições e modinhas de Lino José Nunes (1789-1847). DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (14). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5148

Edição

Seção

Artigos