Transição técnica e habitus dos cordofones dedilhados europeus

Autores

  • Nicolas de Souza Barros

Resumo

Resumo: baseado em uma pesquisa bibliográfica, neste trabalho o autor tenta estabelecer correlações entre momentos de transição técnica na história dos cordofones dedilhados europeus e algumas formulações de Pierre Bourdieu e Theodor Adorno. As passagens nos procedimentos instrumentais produziram oscilações no campo, habitus e capital simbólico postulados por Bourdieu. Um livro recente composto por fragmentos variados relativos à ‘Teoria da Reprodução Musical’ de Adorno é central à reflexão sobre conexões entre os dados historiográficos levantados e conceitos de sentido musical e técnica colocados pelo filósofo alemão. Entre as hipóteses do estudo, a integração de técnicas atualmente consideradas heterodoxas seria benéfica ao estudo instrumental, aumentando tanto as possibilidades expressivas quanto a potência técnica. Outra seria que no processo de assimilação destas, a oralidade sempre antecedeu à escrita. Finalmente, as motivações percebidas para as passagens técnicas formam um universo que reúne aspectos organológicos e a mudança nas percepções sobre o habitus e o campo da performance instrumental.

Palavras-chave: Técnica instrumental. Transição. Habitus. Violão

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Biografia do Autor

Nicolas de Souza Barros

UNIRIO

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Publicado

2015-07-26

Como Citar

Barros, N. de S. (2015). Transição técnica e habitus dos cordofones dedilhados europeus. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (14). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5150

Edição

Seção

Artigos