Transição técnica e habitus dos cordofones dedilhados europeus
Resumo
Resumo: baseado em uma pesquisa bibliográfica, neste trabalho o autor tenta estabelecer correlações entre momentos de transição técnica na história dos cordofones dedilhados europeus e algumas formulações de Pierre Bourdieu e Theodor Adorno. As passagens nos procedimentos instrumentais produziram oscilações no campo, habitus e capital simbólico postulados por Bourdieu. Um livro recente composto por fragmentos variados relativos à ‘Teoria da Reprodução Musical’ de Adorno é central à reflexão sobre conexões entre os dados historiográficos levantados e conceitos de sentido musical e técnica colocados pelo filósofo alemão. Entre as hipóteses do estudo, a integração de técnicas atualmente consideradas heterodoxas seria benéfica ao estudo instrumental, aumentando tanto as possibilidades expressivas quanto a potência técnica. Outra seria que no processo de assimilação destas, a oralidade sempre antecedeu à escrita. Finalmente, as motivações percebidas para as passagens técnicas formam um universo que reúne aspectos organológicos e a mudança nas percepções sobre o habitus e o campo da performance instrumental.
Palavras-chave: Técnica instrumental. Transição. Habitus. Violão