Questões em fraseologia e fraseado: ecos de Hugo Riemann
Resumo
Resumo: O presente texto é um recorte da dissertação apresentada por este autor ao Mestrado em Práticas Interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e ajuda a preencher uma desconcertante lacuna na pesquisa em música no Brasil no que concerne à interpretação da frase musical. Discute-se o surgimento da fraseologia e suas transformações históricas no seio da análise musical, passando paulatinamente do status de prescrição de normas de composição da frase melódica ao de escrutínio no papel de obras previamente compostas. Sendo essa atividade de caráter puramente teórico e acadêmico, estabelece-se, com base na literatura, o conceito inteiramente diverso de fraseado, o qual está focado nos aspectos interpretativos da frase, ou seja, na sua realização sonora e nos métodos pelos quais isto se dá visando à expressividade. A partir dessa dicotomia, empreende-se um estudo das premissas do teórico oitocentista alemão Hugo Riemann, o qual deixou trabalhos em que discute ambas as abordagens, dando especial ênfase à sua até então inédita teoria do fraseado, calcada em profundo conhecimento da produção dos autores anteriores a Riemann e propondo diretrizes claras para a realização sonora dos motivos e frases, nos seus diversos níveis hierárquicos.
Palavras-chave: Fraseologia. Fraseado. Hugo Riemann. Interpretação musical.