Descolonizando a banda de música: epistemologia, tradição e práxis sonora
Resumo
Resumo: O presente artigo – fruto de pesquisa de doutorado em andamento junto ao PPGM-UFRJ – tem por finalidade realizar uma reflexão acerca das possibilidades de se estudar as manifestações artístico-musicais que ocorrem nas bandas de música sob a luz das chamadas teorias pós-coloniais, trazendo em conjunto uma breve discussão sobre o próprio estatuto científico ocidental e a emergência de outras epistemologias para além da tradicionalmente estabelecida pela academia euro-norte-americana. Por se tratar de uma práxis musical tão antiga quanto à presença portuguesa no Brasil, a banda de música acabou por se disseminar por todo o território, levando consigo a marca da colonização e da exaltação de determinada prática musical em detrimento de manifestações culturais dos povos dominados. Cristalizada como prática tradicional nas pequenas, médias e grandes cidades, deve a banda de música ter seu status repensado, no sentido de uma problematização que leve em conta as várias vozes responsáveis por tal status.
Palavras-chave: Pós-colonialismo. Epistemologia. Banda de Música. Práxis Sonora. Musicologia/Etnomusicologia.
Decolonizing the brass band: epistemology, tradition and sound praxis
Abstract: This article – result of a doctoral research in progress with the PPGM-UFRJ – aims to reflect on the possibilities of studying the artistic and musical manifestations that occur in the brass band in the light of the so-called postcolonial theories, bringing together a brief discussion about the western scientific status itself and the emergence of other epistemologies beyond that traditionally established by the Euro-American academy. Because it is a musical praxis as old as the Portuguese presence in Brazil, the brass band spread throughout the territory, bearing the mark of colonization and exaltation of certain musical performance to the detriment of cultural manifestations of the dominated peoples. Crystallized as a traditional practice in small, medium and large cities, the music band should have its status analyzed, in the sense of a problematization that takes into account the various voices responsible for such status.
Key-words: Postcolonial. Epistemology. Brass Band. Sound Praxis. Musicology/Ethnomusicology.