Os suspiros de Jean-philippe – figuras retóricas na França de Louis XIV

Autores

  • Helena Jank Unicamp

Palavras-chave:

J. Ph. Rameau – Fugiras retóricas – Barroco francês

Resumo

Os estudos sobre retórica em música e o uso de figuras retóricas na expressão de afetos tiveram seu auge na Alemanha luterana, quando a música tinha função hermenêutica, atuando como “sermão sonoro”, intrinsicamente ligada ao texto e subordinada ao logos. Com o desenvolvimento da música instrumental e o desprendimento das figuras retóricas de sua fonte linguística, especialmente na França o uso das figuras retóricas diminui, mas elas continuam a existir, na maioria dos casos como figuras representativas, ilustrando passagens de forte apelo emocional, ou como retratação vívida de imagens. Neste artigo, procuro identificar as figuras usadas por Jean-Philippe Rameau (1683-1764) na peça Les soupirs, partindo da interpretação do suspiratio. Com base nas definições compiladas por Dietrich Bartelna obra Musica Poetica (1997), foi possível identificar três figuras que, embora muito diferentes entre si, apresentam características que as ratificam como sendo o suspiratio.Sem a subordinação a um texto que identifique claramente o sentido expresso nas figuras musicais, a pesquisa oferece ao intérprete elementos que possam ser úteis à sua procura por uma boa interpretação.

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Biografia do Autor

Helena Jank, Unicamp

HELENA JANK é professora titular do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pertenceu ao grupo de professores que participaram da criação do Instituo de Artes e mais tarde do Departamento de Música da UNICAMP.  Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Música entre 1995 e 1999 e Diretora do Instituto de Artes entre 1999 e 2003, além de responsável pelos cursos de cravo, música de câmara e baixo cifrado e colaboradora docente na disciplina História da Música, para os períodos barroco e clássico. Sua pesquisa se concentra principalmente nas questões da retórica musical, sua sistematização e aplicação à prática da interpretação historicamente orientada, em repertório dos séculos XVI, XVII e XVIII. Tem se dedicado também à musica contemporânea  e à divulgação da música brasileira para cravo, resgatando o repertório do período imperial e estimulando a criação de novas obras para este instrumento. 

Referências

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Jank, H. (2018). Os suspiros de Jean-philippe – figuras retóricas na França de Louis XIV. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8441