O aquecimento coletivo como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades motoras e cognitivas na rotina do coral de trombones e tubas da ufsj.

Autores

  • Idalmo Castro Santos
  • Sérgio de Figueiredo Rocha UFSJ
  • Alessandro José Assis

Palavras-chave:

Habilidades Cognitivas. Habilidades Motoras. Aquecimento Coletivo. Performance Musical. Educação Musical.

Resumo

A meta deste estudo é refletir sobre a importância do aquecimento coletivo para o treinamento de habilidades cognitivas e motoras. Este artigo tem como objetivo colaborar para a compreensão de quais são as competências envolvidas no aquecimento em grupo, realizado pelo Coral de Trombones e Tubas da Universidade Federal de São João del-Rei – MG (UFSJ). Foi realizada uma observação participante durante o ano de 2017, com o auxilio de abordagens qualitativas e quantitativas, considerando as contribuições de autores como: Lopes e Lage (2017), Azzi et al (2016) e Borém (2010), entre outros, procurando identificar e compreender os processos cognitivos e motores envolvidos na prática do aquecimento coletivo. A hipótese é de que as atividades desempenhadas durante o aquecimento em grupo do Coral de Trombones e Tubas da UFSJ, contribuem para o treinamento e desenvolvimento da percepção, da atenção, da memória, e do controle muscular fino. Os resultados sinalizam a confirmação da hipótese inicial.

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Biografia do Autor

Idalmo Castro Santos

Idalmo Jonatan Castro Santos é especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mêndes - UCAM. Graduado em Música Licenciatura com Habilitação em Trombone pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Ganhador do prêmio de DESTAQUE no VIII Congresso de Produção Científica da UFSJ em 2009, com a apresentação do trabalho “Coral de Trombones da UFSJ”. Professor efetivo de Trombone do Conservatório Estadual de Música de São João Del Rei - MG. Tem participado, como avaliador, de bancas de Trabalho de Conclusão do Curso de Música da UFSJ. Atua como membro de banca avaliadora de semestre dos alunos de trombone da UFSJ. Leciona Bombardino no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. Regente da Orquestra do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier desde 2017. Foi monitor do Encontro Latino Americano de Trombonistas. Foi bolsista e monitor na Universidade Federal de São João Del MG. Tem grande interesse nos assuntos: Ansiedade de Performance, Inteligência Musical, Saúde do Músico, Educação Musical, Performance Musical e Etnomusicologia.

Sérgio de Figueiredo Rocha, UFSJ

Sérgio de Figueiredo Rocha possui Graduação em Educação Física (1988), Medicina (1995) e Música (2002), todas concluídas na UFMG; Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1999), Especialização em Música Brasileira pela UEMG (2001) e Especialização em Medicina do Esporte pela UVA (2011), Mestrado em Música pela UFMG (2005) e Doutorado em Medicina/Psiquiatria pela USP (2012). Desde 1990 tem atuado em variadas formações musicais, entre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral de Trombones da UFMG, o Grupo TROMBOMINAS e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Em 2005 publicou o livro: “Memória: uma chave afetiva para a música”, cuja essência e interesse é a inter-relação entre neurociências, psicologia e música. Como docente, atuou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde implantou os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Trombone em 2006. Nesse mesmo ano, através de concurso público, passou a atuar no curso de música da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Nesta cidade, coordenou os Festivais Brasileiros de Trombonistas de 2008 e 2014, promovidos pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT). Nessa associação é membro e criador da Comissão Científica desde 2012.

Alessandro José Assis

Alessandro José De Assis é graduando em Música Licenciatura pela UFSJ desde 2016. Foi bolsista de iniciação científica sob orientação da professora PhD. Larissa Medeiros, com a pesquisa sobre o tema “Trilha Sonora de Minha Vida: moradores de rua”. Músico militar, lotado na banda de música do 11ºBI do Exército Brasileiro e membro do Coral de Trombones da UFSJ.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Santos, I. C., Rocha, S. de F., & Assis, A. J. (2018). O aquecimento coletivo como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades motoras e cognitivas na rotina do coral de trombones e tubas da ufsj. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8449