O aquecimento coletivo como ferramenta pedagógica para o aprimoramento de habilidades motoras e cognitivas na rotina do coral de trombones e tubas da ufsj.
Palavras-chave:
Habilidades Cognitivas. Habilidades Motoras. Aquecimento Coletivo. Performance Musical. Educação Musical.Resumo
A meta deste estudo é refletir sobre a importância do aquecimento coletivo para o treinamento de habilidades cognitivas e motoras. Este artigo tem como objetivo colaborar para a compreensão de quais são as competências envolvidas no aquecimento em grupo, realizado pelo Coral de Trombones e Tubas da Universidade Federal de São João del-Rei – MG (UFSJ). Foi realizada uma observação participante durante o ano de 2017, com o auxilio de abordagens qualitativas e quantitativas, considerando as contribuições de autores como: Lopes e Lage (2017), Azzi et al (2016) e Borém (2010), entre outros, procurando identificar e compreender os processos cognitivos e motores envolvidos na prática do aquecimento coletivo. A hipótese é de que as atividades desempenhadas durante o aquecimento em grupo do Coral de Trombones e Tubas da UFSJ, contribuem para o treinamento e desenvolvimento da percepção, da atenção, da memória, e do controle muscular fino. Os resultados sinalizam a confirmação da hipótese inicial.
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