Trocas e reconfigurações religiosas no Baixo Congo: poder e morte entre chineses e bacongos

Autores

  • Ana Stela de Almeida Cunha Centro de Ciências Humanas - Linguagem e Códigos. Universidade Federal do Maranhão - UFMA. http://orcid.org/0000-0002-2481-0142

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2016.v1i2.339-355

Palavras-chave:

Baixo Congo, Reconfigurações religiosas, Reavivamento de mortos, Tráfico de órgãos, Relações sino-africanas.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca dos recentes contatos religiosos entre chineses no Baixo Congo e membros de uma modalidade de sociedade secreta entre os Maniangas. O texto está pautado em uma etnografia que inclui relatos e histórias orais, inclusive dos Bacongos imigrantes em Lisboa, Portugal. Como num caderno de campo, teço considerações a respeito dos relatos sobre reavivamento de mortos, tráfico de órgãos e uma possível reconfiguração religiosa a partir destes encontros, em um diálogo constante com a literatura pertinente. O texto aporta uma nova forma de vislumbrar as relações sino-africanas, para além da perspectiva estritamente econômica.

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Biografia do Autor

Ana Stela de Almeida Cunha, Centro de Ciências Humanas - Linguagem e Códigos. Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Pós-Doutora em Antropologia pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, CRIA-FCT, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Pós Doutora em Antropologia Social pelo Instituto de Ciências Sociais - ICS, da Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Lingüística Africana pela Universidade de São Paulo-USP, Atua também no Centro de Estudos Internacionais-CEI, ISCTE, Universidade de Lisboa. Brasil.

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

Cunha, A. S. de A. (2019). Trocas e reconfigurações religiosas no Baixo Congo: poder e morte entre chineses e bacongos. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 1(2), 339–355. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2016.v1i2.339-355

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