[Não apresentado] Utilização de cânones como ferramenta didática e inclusiva na educação

Autores

  • Beatriz Baptista Couto Claretiano – Rede Educacional

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de utilização de cânones como ferramenta didática e inclusiva para o ensino de música nas escolas e entidades que trabalham com música abrangendo para além do enfoque histórico e interdisciplinar de conteúdos, uma abordagem científica e criativa. O estudo inicia-se com base em uma breve revisão bibliográfica sobre a prática coral como ferramenta de musicalização no Brasil e conceituação de Cânone. Como produção de material didático, alguns pequenos cânones foram desenvolvidos e aplicados aos alunos da rede Municipal de Niterói, especificamente nas dependências do Programa Aprendiz de Música. Um destes cânones é usado como exemplo e analisado. Foram ainda relatadas e sugeridas aos educadores musicais diversas práticas musicais pedagógicas utilizando este Cânone, mas essas podem ser aplicadas aos demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical