Um ensaio dissertativo sobre consulta dos gêneros musicais fado, fadinho e lundu em periódicos do século XIX, no Rio de Janeiro

Autores

  • Marilda Barroso Bottino UNIRIO

Resumo

Por meio de consultas em periódicos – A Marmota da Corte e A Marmota Fluminense, e A Marmota, suas três fases, portanto, abrangendo um período que compreende de 1849 a 1864, tendo como base os gêneros musicais: fado, fadinho e lundu, apresenta-se um ensaio em forma dissertativa, onde procura-se demonstrar não somente o quantitativo de ocorrências que tratam o assunto à época, como também, e principalmente, em que tipo de colunas/assuntos são essas ocorrências classificadas e inseridas dentro de um contexto. Parte -se da hipótese de que o periódico A Marmota era similar ao que hoje se pode chamar de pequena imprensa. Com destaque para as matérias relacionadas à literatura, música, cultura, e entretenimento, de uma forma geral A Marmota mantinha certa oposição, ainda que de forma bastante sutil, à grande imprensa no período, com a finalidade de incrementar a cultura nacional. Com base nisso, busca-se de forma clara encontrar quais os significados sociais para os vocábulos fado e lundu, considerando-se as diferentes vozes que traduziam as ideologias políticas, culturais e sociais no século XIX, como no caso do editor Paula Brito – chamado de O Editor da Voz.

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Artigos - Musicologia