O que saber sobre uma pesquisa musicológica? Considerações iniciais
Resumo
Neste texto apresento uma breve discussão das buscas iniciais realizadas acerca de algumas possíveis abordagens musicológicas. Essa investigação inicial teve o objetivo de compreender a dimensão ou as possibilidades de uma pesquisa musicológica. Dessa forma, buscou-se literaturas que abordassem conceitos sobre a Musicologia e, consequentemente, seu atual estado. Esse texto foi organizado em duas partes de forma a apresentar, do modo mais objetivo possível, o entendimento assimilado sobre a história da Musicologia geral – na primeira parte –, e na segunda, mais especificamente, o que se tem discutido sobre Musicologia no Brasil, o que é não é feito de forma exaustiva neste texto, porém expressa conclusões parciais fundamentais para o início dessa pesquisa. Assim, autores como Parncutt (2012) e Nattiez (2005) foram utilizados na primeira seção para a fundamentação quanto à origem, conceitos e os primeiros momentos de transição da Musicologia na Europa no século XX que tendenciou desdobramentos que refletiram na história das instituições musicológicas. Para uma pesquisa realizada no Brasil, nada mais pertinente do que uma sucinta e resumida investigação sobre os processos e os procedimentos em que se encaminham a pesquisa nesse território. Assim, Paulo Castagna (2008), Sant’Ana (2016) e Borges (2019), na segunda seção do texto, foram trazidos pois apresentam pareceres com pontuações acerca do início, dos avanços e das perspectivas da pesquisa musicológica brasileira. Este último, seguindo a linha da “interdisciplinaridade” no meio acadêmico, propõe a análise dos assuntos já estudados através das redes de repertórios musicológicos, que confere um novo olhar, uma forma de organização para o que já foi estudado na área da Musicologia.Downloads
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