[Não apresentado] Análise de aspectos do disco Depoimento do Poeta (1970), de Nelson Cavaquinho e a atuação do flautista Altamiro Carrilho

Autores

  • Marcio Modesto USP

Resumo

Este artigo aborda, em três etapas, o LP Depoimento do Poeta (1970), o primeiro disco do sambista Nelson Cavaquinho, com direção musical do flautista Altamiro Carrilho. Na primeira parte tratamos dos aspectos que referendam o caráter de legado histórico que se pretendia com este lançamento, na perspectiva das ações memorialistas de preservação da cultura brasileira na época – apontando que a própria escolha dos interlocutores de Nelson no disco (Elizeth Cardoso, Eneida de Moraes, Oswaldo Sargentelli e Sérgio Cabral) pode ser analisada como reflexo de um processo de mediação que ocorria entre o meio do samba e as atividades profissionais destes personagens. Na segunda etapa abordaremos a participação de Altamiro Carrilho como intérprete e diretor musical, resultante de uma constante colaboração entre os artistas e as práticas dos meios do samba e do choro, o que também confere ao disco fortes características das gravações dos anos 30 ou 40, anacrônicas se comparadas ao período de gravação do LP, mas coerentes no que diz respeito ao estilo de seus intérpretes e ao intuito da realização de um depoimento musical. Na terceira parte ilustraremos algumas das práticas interpretativas de Altamiro no disco com a transcrição de um dos seus solos: “Eu e as Flores”.

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Artigos - Música Popular