A Teoria Neo Riemanniana como Ferramenta Analítica para a Performance: Aplicação no Primeiro Movimento do Trio for Trumpet, Violin and Piano de Eric Ewazen

Autores

  • Gessé de Souza Santos UNIRIO

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo aplicar a Teoria Neo Riemanniana como ferramenta analítica para a performance. Será proposta uma análise sobre como se organizam e se comportam os componentes harmônicos do primeiro movimento do Trio for Trumpet, Violin and Piano de Eric Ewazen. Agregando teoria e análise, através de livros e artigos baseada na investigação e sistematização da teoria mencionada. Como principal referencial teórico, será adotada a ferramenta proposta pelo teórico neo-riemanniano David Kopp, o Sistema de Transformações Cromáticas, além de novos conceitos e abordagens de alguns recentes trabalhos que continuam desenvolvendo e ampliando os conceitos de Hugo Riemann. Com os resultados obtidos, será apresentado um comparativo dos componentes harmônicos com o plano melódico, sempre na direção do entendimento de como Ewazen estruturou a obra, bem como a compreensão em sua totalidade torna o processo interpretativo mais solidificado.

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Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical