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O Eugenismo e a Música na Belle Époque (1907-1908): perspectivas a partir do acervo do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro

Autores

  • Hudson Lima

Resumo

O relato de pesquisa em andamento considera fontes que possam colaborar na compreensão sobre o eugenismo ocorrido no campo da música de concerto entre os anos de 1907 e 1908 na cidade do Rio de Janeiro. As fontes documentais do acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), fundado em 1907 com o nome de Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ) pode ajudar sobre a ciência de como as relações de poder, a partir dos discursos, podem interferir nas práticas musicais. Em acréscimo, buscamos compreender como ocorria a organização das atividades profissionais e investigar as condições de trabalho dos músicos. Há foco nas práticas políticas que acentuavam o eugenismo no período da Belle Époque carioca. Análises de matérias publicadas em jornais do período mostram o Centro Musical do Rio de Janeiro como um importante fórum aglutinador de músicos, com forte influência na contratação de músicos mestiços e negros nas práticas da performance no Rio de Janeiro. A partir do encontro com o acervo foram estabelecidos parâmetros para a organização e a análise do material de pesquisa. Tal estudo vem colaborar com pesquisas desenvolvidas junto a linha “Documentação e História da Música” do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da University of Texas at Austin (LLILAS). O primeiro documento observado pelo pesquisador, no acervo, foi a primeira ata de reunião do CMRJ com a assinatura do compositor Francisco Braga, autor do hino à Bandeira Brasileira e presidente da instituição, considerado pela crítica da época como mestiço.

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Publicado

2023-03-02

Versões

Edição

Seção

Documentação e História da Música