O Currículo de Música praticado nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro
Resumo
Este texto apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como um de seus objetivos compreender como novos saberes são elaborados ao longo do tempo para colocarem-se como referência nos documentos orientadores do ensino de música na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os procedimentos são baseados na análise de documentos curriculares produzidos por essa Rede de ensino, identificando as continuidades, descontinuidades, semelhanças e diferenças na construção de modelos estruturais. O referencial teórico adotado neste texto tem como base os estudos sobre currículo de Gimeno Sacristán e a crítica aos modelos de ensino conservatoriais e tradicionais, debatidos por Antônio Jardim e Maura Penna, buscando uma reflexão sobre a construção dos saberes que envolvem propostas e caminhos para um ensino e aprendizado plural, que entrelace práticas e vivências de todos os envolvidos no processo da educação e da construção de um currículo no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-02-27 (2)
- 2023-03-02 (1)