Adamo Prince: análises parciais sobre a aplicação de seus métodos
Resumo
Conhecido no meio educacional pelo seu Método Prince de Ritmo (PRINCE, 2002), o professor, compositor e arranjador, Adamo Prince, escreveu também o Método Prince de Som (MPS), que, embora não publicado, está sendo utilizado há três décadas em aulas particulares ministradas pelo autor. Apesar de o Método Prince de Ritmo (MPR) ser adotado em universidades — como a UFRJ (PAZ, 2013) — até agora, aparentemente, ele ainda não tinha sido tomado como objeto de estudo acadêmico. Partindo desta lacuna, iniciei a pesquisa Método Prince: análises sobre suas aplicações, dentro do Mestrado do PPGM (Unirio), na subárea Música e Educação: Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Música. A pesquisa está em andamento e, nesta comunicação, proponho apresentar resultados parciais. O objetivo geral da dissertação de mestrado é registrar e analisar como Prince declara ser a forma ideal da aplicação de seus Métodos. Nesse texto, apresento algumas particularidades dos métodos e reflexões iniciais sobre quais as singularidades que fazem com que os Métodos atraiam profissionais da música já inseridos no mercado. Utilizo a História Oral como metodologia: o que pressupõe a produção intencional de documentos a partir de entrevistas orais. Tenho o intuito de entrevistar 15 alunos que já tinham participação comprovada no mercado ou já estavam formados em alguma graduação em música quando começaram a ter aulas de temas básicos, ligados à leitura e escrita musical. Até agora, 3 alunos foram entrevistados. O autor dos Métodos também tem colaborado com depoimentos.Downloads
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Publicado
2015-03-08
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical