O pós-minimalismo e a peça Obscuro (2014) de Arthur Moreira: reflexões a respeito de elementos técnicos e expressivos envolvidos na obra
Resumo
O conceito de Pós-Minimalismo, tal como Cervo (2007) afirma, é uma referência para obras que apresentam alguma ligação com o Minimalismo, mas que também revelam a influência de técnicas e elementos estilísticos de outros meios. A obra Obscuro, composta em 2014 por Arthur Moreira, relaciona-se com tal questão na medida em que consiste em um ensaio onde técnicas composicionais provenientes do Minimalismo aparecem em conjunto com o uso não-ortodoxo da técnica serial. Escrita para piano e quarteto de cordas, a obra apresenta ainda questões relativas à intertextualidade musical, pois contém materiais comuns à obra Nictofilia (2014), que também foi composta pelo mesmo autor. Ambas as composições apontam para procedimentos que envolvem o uso da improvisação como parte do processo composicional, temática principal de nossa pesquisa de mestrado, que se encontra em andamento. Neste artigo, estão destacados o processo composicional envolvido na elaboração de Obscuro, a intertextualidade representada pelo uso de uma série dodecafônica comum à outra composição e demonstrações a respeito do quanto a obra em questão reflete características do Pós-Minimalismo. O conceito de “reinvenção” apresentado por Barbosa e Barrenechea (2003) constitui nossa referência teórica relacionada à intertextualidade. Já os conceitos que remetem ao Minimalismo e ao Pós-Minimalismo foram extraídos de estudos realizados por Dimitri Cervo em 2005 e em 2007. Ao final do texto, mostramos que a composição analisada apresenta características do Minimalismo que podem ser percebidas no nível da escuta. A série de doze alturas pôde ser entendida enquanto um elemento unificador, tendendo a funcionar de forma subjacente na obra.Downloads
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Publicado
2015-02-27
Edição
Seção
Artigos - Composição