Metodologias empregadas na análise estrutural da Sonata para Violino e Piano Op.14 em Lá Maior de Leopoldo Miguéz

Autores

  • Desirée Johanna Mayr UFRJ

Resumo

Este artigo se insere em uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é investigar os processos construtivos empregados por Leopoldo Miguéz em sua Sonata para Violino e Piano Op.14 em Lá maior, através de duas perspectivas analíticas: harmônico-morfológica e das relações derivativas da estrutura temática. O presente estudo tem como finalidade descrever sucintamente os métodos que serão aplicados em ambas as análises. A análise harmônico-morfológica, que tem como fonte referencial textos teóricos de Arnold Schoenberg (1984; 1991; 2001; 2004), será realizada por intermédio da metodologia das camadas estruturais (ALMADA, 2007; 2010). Tal método considera a integração das estruturas formal e tonal-harmônica como uma unidade funcional estratificada em quatro níveis hierárquicos. Para o exame da estrutura temática será utilizado o modelo de análise derivativa (ALMADA, 2013) desenvolvido a partir dos princípios schoenberguianos de variação progressiva e Grundgestalt. Busca-se nessa análise derivativa evidenciar sistematicamente possíveis relações de afinidade entre os temas do referido movimento, baseadas em um conjunto limitado de elementos motívicos básicos, que possam sugerir a existência de uma fonte referencial de material comum, ou seja, uma Grundgestalt, bem como de vínculos com a estrutura de alturas. O artigo apresenta ainda algumas breves exemplificações da aplicação dos métodos descritos.

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Biografia do Autor

Desirée Johanna Mayr, UFRJ

Composição

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Publicado

2015-02-27

Edição

Seção

Artigos - Composição