História da educação musical nas escolas públicas do Espírito Santo: algumas aproximações
Resumo
Este artigo apresenta algumas análises preliminares decorrentes de pesquisa em andamento no curso de Doutorado em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Refere-se a um estudo histórico sobre a oferta do ensino musical em escolas públicas do estado do Espírito Santo. O trabalho tem como recorte temporal o período que vai do ano de 1854 – quando, por meio do Decreto 1.331, temos a primeira menção da oferta do ensino musical na legislação educacional brasileira – até o ano de 1934 – quando é publicado o Decreto 24.794, que institui, em âmbito nacional, o ensino musical nas escolas brasileiras por meio do Canto Orfeônico. Reconhecemos a complexidade de tal tentativa tendo em vista que o processo de escolarização da música no espaço/tempo em questão não foi homogêneo e está repleto de silêncios e de vestígios ainda negligenciados. Para apresentar os resultados obtidos até o momento atual da pesquisa este texto está organizado de forma a apresentar: (a) um breve panorama da pesquisa, destacando alguns aspectos concernentes ao universo da mesma, bem como os fatores que têm desafiado a sua realização; (b) uma síntese dos aportes teórico-metodológicos que a embasam, apresentando um breve panorama da revisão de literatura já empreendida; e por fim; (c) uma descrição dos documentos selecionados indicando as justificativas que sustentam tais escolhas. Acreditamos na relevância deste trabalho, pois entendemos que uma das formas de contribuir para o fortalecimento da oferta do ensino da música na escola contemporânea, pode se dar por meio da realização de análises mais abrangentes sobre os desafios encontrados, as conquistas alcançadas e os caminhos trilhados ao longo da história da educação musical nos espaços escolares brasileiros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-05
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical