Situações surpresas nas aulas de música do 4º Ano

Autores

  • Ana Ester Correia Madeira UDESC

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo identificar as situações que, na perspectiva do professor de música, chamaram a sua atenção durante as aulas de música em uma turma do ensino fundamental, analisando as razões que o levaram a se surpreender. Para tanto, foi adotada a estratégia de ensino “práticas surpreendentes” proposta por Fink-Jensen. Um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica foi realizado numa turma do quarto ano em uma escola pública de um município de Santa Catarina. As observações das aulas de música (registradas em diário de campo e gravações de vídeo) durante o primeiro semestre de 2014; as entrevistas realizadas com o professor de música (semiestruturada e de estimulação de recordação); e as reflexões escritas pelo docente sobre o que o surpreendeu nas aulas de música, se configuraram nas técnicas utilizadas para a coleta de dados da investigação. O material coletado foi organizado em duas partes: a descrição dos momentos surpreendentes para o professor Ross e as razões que o fizeram destacar aquele momento, analisadas em diálogo com a literatura da área. Alguns resultados preliminares apresentam situações que o surpreenderam de forma positiva e negativa. Ele mencionou a melhora no comportamento de alguns alunos e a resposta deles ao conteúdo aplicado em sala de aula como uma surpresa positiva; e como uma surpresa negativa, citou as complicações no comportamento da turma, levando-o a buscar soluções com os colegas de trabalho também recorrendo aos aspectos teóricos de sua formação.

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Biografia do Autor

Ana Ester Correia Madeira, UDESC

MESTRADO

PPGMUS

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Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical