Desenvolvendo um aplicativo para a prática da leitura rítmica

Autores

  • André de Melo Santos UNIRIO

Resumo

Esse artigo descreve o estágio atual de desenvolvimento de um projeto que visa à produção de um recurso computacional voltado à prática da leitura rítmica musical. São objetos do presente relato as etapas de pesquisa e, principalmente, da efetiva concepção e confecção de um protótipo viável, tanto do ponto de vista técnico quanto educacional, bem como uma reflexão acerca dos diversos desdobramentos possíveis a partir da concreta realização de suas proposições. Primordialmente, voltando-se para a investigação das questões que envolvem a subdivisão do pulso em quatro partes (especificamente semicolcheias em uma semínima) e sua correspondente grafia dentro da notação musical tradicional, procurar-se-á aqui investigar o potencial alcance da iniciativa de se ampliar as possibilidades de interação entre a percepção e a execução de padrões rítmicos recorrentes por meio da realidade digital, aliada ao estudo do instrumento – no caso, a percussão. Nas buscas preliminares não foi identificado nenhum produto semelhante que viesse a reunir as características e possibilidades apresentadas, em que pese a opção por trabalharmos, pelo menos inicialmente, com a delimitação do compasso 2/4 e de um número restrito de dezesseis combinações com as figuras selecionadas. A análise do planejamento que vem orientando a confecção dos elementos gráficos e das sequências de comando necessárias ao funcionamento de um protótipo-base em formato de aplicativo, além da busca de auxílio especializado da área de programação determinarão o nível de sofisticação que será possível atingir. As bases teóricas e a reflexão acerca da prática que motivou a realização dessa iniciativa estão registradas na monografia O sistema do “tique-taque” como introdução à leitura rítmica musical: novas possibilidades para a prática das subdivisões (SANTOS, 2013).

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Biografia do Autor

André de Melo Santos, UNIRIO

MESTRADO

PROEMUS

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Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical