Jovens violinistas e a Teoria do Gosto

Autores

  • Andréa Orrigo Lima UNESP

Resumo

Esta comunicação é um recorte do projeto de pesquisa intitulado Jovens violinistas e a construção do gosto pela música de concerto desenvolvida no Programa de pós graduação em Música (Mestrado) da Universidade Estadual Paulista - UNESP. A pesquisa propõe investigar como jovens violinistas constroem seu gosto pela música de concerto, mapear o que ouvem no dia a dia, e assim, analisar o que intermedeia a construção do gosto musical. A justificativa desta pesquisa deve-se ao panorama observado através do levantamento feito por Arroyo; Janzen; Nascimento (2008) através de um guia bibliográfico contendo 150 títulos nacionais e internacionais, composto por artigos, capítulos de livros, livros, dissertações e teses na área de jovens e músicas, onde foram observados a escassez de trabalhos na área de juventude e a música de concerto. Pesquisa de caráter qualitativo, recorrendo a procedimentos etnográficos com observação participante, diários de campo, entrevistas em profundidade, observações das práticas musicais desses jovens e registros audiovisuais. Toda a coleta de dados irá acontecer na Escola de Música do Estado de São Paulo, a EMESP Tom Jobim, sediada na cidade de São Paulo com jovens violinistas do "curso preparatório" e do "curso de formação continuada". A interpretação dos dados será apoiada na teoria do gosto de Antoine Hennion, observando como os jovens constroem o gosto pela música de concerto e todos os objetos degustados que o envolvem por meio de três pontos fortemente descrito por Hennion como a performance, a prática através da atividade coletiva e a reflexividade do amador. Dessa forma, a pesquisa visa servir de apoio ao trabalho de educadores musicais no que tange à construção do gosto musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Orrigo Lima, UNESP

MESTRADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical