Brincadeiras cantadas e jogos musicais numa Oficina de Música com crianças

Autores

  • Andréia Pires Chinaglia de Oliveira UDESC

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento. A pesquisa tem como objetivo principal investigar como as crianças se apropriam, transmitem e reinventam as brincadeiras cantadas e os jogos musicais numa oficina de música. O referencial teórico e metodológico está sendo construído a partir dos estudos de Kathryn Marsh (2008; 2013) que investigou os jogos de mãos realizados pelas crianças nos pátios escolares em diversos contextos sociais e étnicos. Ao investigar os jogos de mãos nestes contextos, a autora identificou o caráter colaborativo entre as crianças e, assim, sugere que as características dos jogos de mãos realizados nos contextos informais podem ser incorporadas no ambiente de sala de aula para aprendizagem musical. A investigação segue uma abordagem qualitativa tendo como fontes de coletas dos dados: 1) a observação participante; 2) um caderno de anotações das crianças; 3) entrevistas de grupo focal. A pesquisa ainda está acontecendo, os dados foram organizados e estão sendo analisados. Neste trabalho, apresentamos alguns dados coletados nas observações participantes, destacando o que as crianças fazem e falam diante de algumas propostas realizadas nas aulas. Focalizaremos os espaços que as crianças tiveram para se apropriar, transmitir e reinventar as brincadeiras e os jogos musicais. Diante dessa primeira etapa de análises, observamos que a aprendizagem fica mais interessante e significativa quando as crianças participam do processo com sua contribuição pessoal interagindo no processo com seus pares construindo juntos como querem realizar uma brincadeira cantada ou um jogo musical no espaço de sala de aula. Assim, acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir com práticas e metodologias que valorizem a autonomia das crianças, sua capacidade de agência, de elaborar suas próprias ideias de música reconhecendo suas perspectivas sobre os próprios processos de aprendizagem musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Pires Chinaglia de Oliveira, UDESC

MESTRADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical