Potencialidades e talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com transtornos do espectro autista

Autores

  • Claudia Eboli C. Santos UNIRIO

Resumo

Este trabalho apresenta o pré-projeto de pesquisa de Doutorado “Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA)”, aprovado pelo programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tendo por objetivo geral investigar o que está envolvido na relação dos indivíduos com transtornos do espectro autista com a música. Partindo de uma questão central, que é “como se dá o processo de apreensão da música pelos indivíduos com TEA?”, pretendo identificar as habilidades e potencialidades musicais desses indivíduos, tomando esta identificação como ação fundamental para a elaboração de estratégias que contribuirão com o desenvolvimento musical global desses indivíduos. Para a identificação das habilidades musicais dos sujeitos da pesquisa será criado um instrumento de avaliação cujos critérios serão elaborados durante a fase exploratória da pesquisa que consistirá em projeto de extensão já aprovado pelo Departamento de Educação Musical da UNIRIO, onde crianças com TEA na faixa de 6 a 14 anos serão atendidas gratuitamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Eboli C. Santos, UNIRIO

DOUTORADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical