Avaliação, ensino e talento: construção metodológica para Educação Musical na Escola Pública

Autores

  • Joana Malta Gomes UNIRIO

Resumo

Segundo a legislação brasileira alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) são público alvo da educação especial e têm diretos previsto por lei, como a possibilidade de desenvolverem suas habilidades específicas na área de conhecimento de seu interesse. A música enquanto arte é considerada uma área de conhecimento e para que estes alunos possam contar com o atendimento educacional especializado (AEE) é necessário que a educação musical participe do processo tanto de avaliação do talento musical desses alunos como da construção de metodologias de ensino voltada para o desenvolvimento de habilidades musicais. Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo avaliar o processo de ensino e aprendizagem de música por alunos com altas habilidades ou superdotação, encaminhados para o atendimento educacional especializado nas salas de recursos das escolas da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa experimental que terá como referencial teórico o “modelo tríade de enriquecimento”1 elaborado Renzulli e Reis (2014). O enfoque dado neste artigo foi a revisão das leis que orientam sobre a educação de alunos com AH ou SD analisado a luz da abordagem paradigmática da educação para superdotados defendida por Dai e Chen (2014).

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Biografia do Autor

Joana Malta Gomes, UNIRIO

DOUTORADO

PPGM

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical