Memória autobiográfica, conhecimento prévio e atividades de criação: uma pesquisa em estágio inicial

Autores

  • Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos UFBA

Resumo

A experiência de lecionar Teclado em grupo em um curso de licenciatura em música gerou reflexão sobre práticas de ensino e aprendizagem que levem em conta as experiências prévias que o egresso traz quando adentra na universidade Focou-se na interação dos “mundos musicais” das histórias de vida e da (auto) biografia em seus diferentes espaços da socialização do conhecimento, priorizando o indivíduo e sua vida como fonte de estudo. Considerando que nem todos os alunos partilham das mesmas capacidades, a presente pesquisa visa contemplar como o desenvolvimento cognitivo musical individual em aulas de teclado em grupo acontece em atividade que envolve a criação a partir do conhecimento prévio. Atividades foram elaboradas e aplicadas em três turmas de Teclado em grupo, envolvendo: texto descritivo e apresentação oral das histórias de vida, elaboração de uma composição musical, a descrição do processo de criação e a execução da composição. Os objetivos foram investigar as histórias de vida dos licenciandos a fim de compreender os processos cognitivos, emocionais e físicos envolvidos no processo de aprendizagem do aluno na execução no instrumento a partir do conhecimento que os mesmos trazem para a sala de aula e investigar que ferramentas os licenciandos utilizam nas aulas de teclado em grupo no desenvolvimento de suas habilidades em atividades de criação, buscando perceber como constroem essas experiências em sala de aula. Este trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Musical, em andamento, realizada no Programa de Pós Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Federal da Bahia, com coleta de dados realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Esse recorte tem como objetivo descrever o perfil dos alunos a partir da apresentação de suas histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos, UFBA

Mestrado Acadêmico

PPGMUS

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical