Musicalizar o corpo, corporalizar a música: contribuições do enativismo e da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Educação Musical dos bailarinos
Resumo
Este artigo enfatiza o papel e a relevância do corpo na educação musical de bailarinos e coreógrafos. A partir de conceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e do paradigma da mente incorporada da ciência cognitiva, busca-se ampliar o embasamento teórico para uma concepção de educação musical dos futuros profissionais da dança baseada na corporalidade. O trabalho traz resultados parciais de investigações bibliográficas relativas a projeto de pesquisa de mestrado que foi motivado por questões advindas da minha prática como professora de música em escola profissionalizante em dança. Devido à abrangência própria do caráter transdisciplinar do objeto investigado, aos limites desse artigo e ao estágio atual de desenvolvimento dessa pesquisa em andamento, busca-se aqui desenhar um panorama inicial das principais ideias de cada campo de investigação imbricado nesse estudo e tecer algumas primeiras ligações entre elas. O presente trabalho, portanto, não se propõe a um aprofundamento em cada área específica. O texto inicia com considerações sobre educação e a importância de uma educação musical que contemple a diversidade, a transdisciplinaridade e a complexidade do mundo contemporâneo. Enfoca diferentes entendimentos do corpo, sua presença na história da educação musical e a especificidade do corpo bailarino. Analisa os fundamentos da TAS, construindo pontes com a educação musical. Aborda conceitos do enacionismo e suas implicações no entendimento da relação mente-corpo e da forma como fazemos, fruímos e aprendemos música. Por fim, busca estabelecer algumas relações entre esses diferentes campos e a ideia da relevância do corpo na educação musical dos futuros bailarinos e coreógrafos.Downloads
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Publicado
2015-03-08
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical