A Improvisação Livre como ferramenta pedagógica no Movimento Escola Moderna

Autores

  • Tamya de Oliveira Ramos Moreira USP

Resumo

O presente artigo consiste em um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “A música na Pedagogia Freinet: diálogos com a Educação Musical do século XX”, desenvolvida entre 2012 e 2014, no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo. A investigação tratou da educação musical no Movimento Escola Moderna, iniciado em 1920 pelo educador francês Célestin Freinet (1896 – 1966), buscando compreender como esta área se desenvolveu no interior do referido movimento e quais seriam seus possíveis pontos de convergência e divergência com algumas propostas de educação musical amplamente difundidas no século XX. Neste trabalho, apresento um resumo da trajetória de Célestin e do Movimento, com vistas a aproximar esta abordagem pedagógica e os leitores da área da educação musical. Em seguida, discorro brevemente sobre três conceitos freinetianos que direcionam as atividades escolares às práticas criativas, a saber: trabalho, livre expressão e tateamento experimental. Por fim, apresento um dos resultados obtidos com a pesquisa: a centralidade da improvisação livre e sua defesa como importante ferramenta pedagógica. Para tanto, relaciono características da prática da improvisação livre em contextos educacionais com os conceitos freinetianos supracitados e exponho alguns exemplos de produção dos professores do movimento, oriundos de documentos analisados na fase final da pesquisa.

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Biografia do Autor

Tamya de Oliveira Ramos Moreira, USP

PPGM

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical