A escolha do repertório no ensino coletivo de instrumentos: uma experiência vivida no Projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”

Autores

  • Victor Matos de Oliveira IFF UNIRIO

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e propõe-se a investigar quais têm sido os resultados musicais alcançados por meio de ensino coletivo de instrumento – Violão –, nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo, desenvolvido através do projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”. Esta proposta de Educação Musical é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEDU) em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santos (FAMES), vem sendo desenvolvida desde o ano de 2012 e já existem ações relevantes realizadas, como por exemplo, a apresentação de um grupo integrado por cerca de 400 alunos das cinquenta e uma escolas estaduais envolvidas nesta proposta, tocando violão simultaneamente, no fim do ano de 2013. O foco desta pesquisa é o repertório ensinado/praticado durante as aulas/ensaios da “Orquestra de Violões”, acompanhado de sua análise, a fim de examinarmos os critérios adotados para a escolha desse repertório. A análise será realizada a partir dos conceitos de significado musical “inerente e delineado” apresentados por Lucy Green (2012), e neles baseado refletiremos de que maneira a execução de um repertório de interesse dos alunos tem influenciado diretamente o desempenho musical dos estudantes e sua motivação para continuar aprendendo o instrumento. As considerações apontadas neste estudo são frutos de observações e reflexões do autor deste trabalho que espera estimular o debate a respeito de tema, já que se constata um número pequeno de publicações sobre o assunto, e contribuir para a consolidação do ensino de música nas escolas de educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Matos de Oliveira, IFF UNIRIO

Programa de Pós-Graduação em Música

Mestrado em Música

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical