A Banda de Música na “Suíça brasileira”: identidade e pertencimento

Autores

  • Daniel Daumas Borges UNIRIO

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados iniciais oriundos de nossa pesquisa no mestrado; a pesquisa se localiza no município de Nova Friburgo, cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro, que conta com duas bandas centenárias. A história do município se confunde com a história dessas bandas, de modo que relações sociais, políticas e ideológicas se misturam e se confundem ao longo do tempo. A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, fundada em 26 de fevereiro de 1863, manteve desde sua fundação até pelo menos fins do Estado Novo uma estreita relação com as elites locais, seja com os monarquistas durante o Império, seja com a elite econômica na República. A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, fundada em 6 de janeiro de 1870, surge como uma dissidência da Euterpe, destinada a tocar durante os comícios republicanos que ocorriam no município, tendo por isso o lema até hoje exaltado em sua sede de ser “uma instituição de confissão republicana”. Esta dicotomia entre as bandas demarcara seus campos de atuação de maneira que, ao se estabelecer o processo de industrialização no município em 1911, as camadas operárias e subalternas acabam por se identificar e ter como ponto de encontro e de sociabilidade a Campesina, enquanto que as elites encontram-se na Euterpe. Uma figura chega à cidade convidada a assumir a regência da Campesina em 1925 e marca definitivamente o posicionamento ideológico de tal banda: Joaquim Naegele, membro do Partido Comunista e próximo às reivindicações e locais de sociabilidade da classe trabalhadora friburguense; é a partir de Naegele que a Campesina passa a se auto definir enquanto a banda dos excluídos. Levantamos a hipótese de que a presença de Naegele na regência fora fundamental para forjar a identidade da Campesina em relação à sociedade friburguense.

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Biografia do Autor

Daniel Daumas Borges, UNIRIO

PPGM

MESTRADO EM MÚSICA

MUSICOLOGIA

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Publicado

2015-03-15

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia/Música Popular