Jacob do Bandolim: Tradição e Modernidade em “Chega De Saudade”

Autores

  • Marcílio Marques Lopes UNIRIO

Resumo

Bandolinista já renomado em 1959, Jacob do Bandolim se torna logo de saída um crítico mordaz da bossa-nova, e sua postura de cuidado com a tradição lhe torna um símbolo fácil de um passadismo em vias de extinção, como argumentavam seus desafetos. Neste momento, um encontro informal entre o bandolinista e o maestro Tom Jobim se torna a metáfora perfeita para o embate entre tradição e modernidade que emerge a partir do novo movimento. Assunto do encontro, o samba "Chega de saudade" tem o registro por Jacob abordado em textos recentes como crivado de conflitos que revelariam o despreparo da tradição em tratar das novas sonoridades. No texto presente refletimos sobre pontos destacados em tais textos: a seriedade desproporcional associada ao encontro e a fragilidade da análise proposta. Argumentamos em favor de leitura da obra de Jacob dentro uma linha que considere o conjunto de sua obra: as dissonâncias, pedra de toque do novo movimento, são discutidas e apontadas como parte regular de sua produção do bandolinista, mostrando uma assimilação lenta e gradual do novo material.

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Biografia do Autor

Marcílio Marques Lopes, UNIRIO

PGM

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Publicado

2015-03-15

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia/Música Popular