Análise schenkeriana de ornamentações de trechos de Beethoven em dois filmes de Jean-Luc Godard

Autores

  • Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim UNIRIO

Resumo

Neste trabalho, fazemos uma análise schenkeriana de trechos de música de Ludwig van Beethoven presentes em dois filmes de Jean-Luc Godard: Made in USA (1966) e Uma mulher casada (1964). Godard se vale da repetição de trechos da Sonata op.14 n.1 e do Quarteto de cordas op.59 n.3 do compositor em cada um dos filmes respectivamente e essa característica pode ser observada também nos níveis mais superficiais da redução schenkeriana desses trechos. Pankhurst (2008) e Salzer (1952), em suas análises a partir de Schenker, já ressaltavam o papel da “repetição escondida” para a unidade de uma determinada obra. Observamos que, em ambos os filmes, a música transmite significações que não estão explícitas e que podem ser reveladas pela análise schenkeriana. Em Made in USA, observa-se a presença fundamental da repetição, não tão evidente num filme com tantas reviravoltas, enquanto, em Uma mulher casada, é a música que mais imprime a fatalidade e o caráter trágico no filme.

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Biografia do Autor

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, UNIRIO

PPGM

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia