Composição e pesquisa de música tonal na contemporaneidade

Autores

  • Rodrigo Serapião Batalha UNIRIO

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma investigação sobre o papel do tonalismo como linguagem composicional e também como material de pesquisas acadêmicas no paradigma pós-moderno. Buscamos primeiramente neste trabalho discutir a ‘crise’ da música tonal instaurada ao longo do século XX, com base na perspectiva teórica de Scruton e de outros autores, redimensionando, nesse contexto, a ideia de esgotamento comumente atribuída ao uso de elementos tonais na música contemporânea. Desse modo, a partir do cenário delineado, produzimos uma discussão a respeito do conceito de tonalidade, buscando expandir os sentidos mais recorrentes associados ao termo. Assim, reunimos possíveis entendimentos do tonalismo presentes no âmbito de novas investigações teóricas em música. Por fim, realizamos a análise de uma peça de música tonal contemporânea, um trecho de The promise/The heart asks pleasure first, do compositor Michael Nyman, utilizando como principal ferramenta de análise o confronto com as cinco ‘características tonais’ propostas por Tymoczko. Essas características, que são detalhadas no presente texto, abrangem os seguintes aspectos musicais: “movimento melódico conjunto”, “consonância”, “consistência harmônica”, “macro-harmonia limitada” e “centricidade”. Juntos, esses cinco componentes da música tonal articulam-se, tendo em suas qualidades o papel de garantir o necessário senso de tonalidade em diferentes repertórios, ainda que tais repertórios sejam considerados pertencentes a linhas estéticas distintas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Serapião Batalha, UNIRIO

PPGM

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia