“O’ Kinimbá”, obra para canto e piano de Ernani Braga: uma análise para performance

Autores

  • Sérgio Anderson de Moura Miranda UFMG

Resumo

O presente artigo propõe uma análise para performance de “O’ Kinimbá”, primeira canção do ciclo “Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, Harmonizadas para Canto e Piano”, de Ernani Braga. Embora todas as cinco canções do ciclo tenham suas origens em uma tradição folclórica de um mesmo país, cada canção é muito particular e compreender as facetas únicas de uma dada canção é essencial para a interpretação das mesmas. Através de entrevista com o Babalorixá africano Jorge Kibanazambi em seu terreiro de candomblé, na cidade de Curitiba (PR), foi possível situar a canção dentro da tradição cultural/folclórica que a originou, bem como resolver problemas de dicção do texto, em língua iorubá. Por meio de estudos das informações históricas por trás da canção, bem como a compreensão de suas influências em raízes nativas brasileiras, procuramos explicar como o texto, em seu contexto folclórico, pode ter influenciado as escolhas musicais do compositor. Em razão do texto não ser escrito em português, sugerimos uma tradução palavra por palavra e ainda uma tradução poética do mesmo. A tradução palavra por palavra favorece a compreensão da relação exata entre texto e música por parte do intérprete e pode chamar a atenção para palavras que deveriam ser enfatizadas durante o processo de escolhas interpretativas para uma dada performance. Do mesmo modo, a tradução poética fornece uma compreensão geral do caráter da obra. Finalmente, para ajudar com a pronúncia do texto, em iorubá, foi incluído uma transcrição fonética (IPA) para o português, de acordo com as regras para a pronúncia do português brasileiro para o canto. De uma maneira breve, esse artigo pretende oferecer ao intérprete toda a informação necessária para uma interpretação bem informada da canção.

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Biografia do Autor

Sérgio Anderson de Moura Miranda, UFMG

Doutorado

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Linguagem e Estruturação/Teoria da Música/Sonologia