Retórica: um novo objeto de estudo na Música Colonial Brasileira

Autores

  • Eliel Almeida Soares USP

Resumo

O presente trabalho é resultado parcial da nossa pesquisa de doutorado que tem por objetivo e finalidade expor a retórica como um novo objeto de estudo na música colonial brasileira. Como introdução, apresentaremos de maneira concisa a arte da eloquência como área do conhecimento humano. Posteriormente, será esclarecido sobre o interesse da atual musicologia em entender a construção, elaboração e organização das estruturas retóricas. De igual forma, far-se-á uma reflexão acerca da pertinência e inserção dessa pesquisa dentro das outras já existentes. Adicionado a isso, relataremos o estágio inicial no qual se encontram as averiguações acerca do emprego da retórica na música brasileira do século XVIII e início do XIX. Como conclusão, mostraremos alguns exemplos da utilização de elementos retóricos pelos compositores Manoel Dias de Oliveira, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia, tendo por metodologia ferramentas analíticas, por exemplo, análise das figuras retórico-musicais associadas ao texto sacro, harmonia e disposição do discurso musical, os quais são indispensáveis para o entendimento e observação relacional entre música e afeto.

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Biografia do Autor

Eliel Almeida Soares, USP

PPGMUS

Doutorando em Música

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Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Musicologia