Tem padre no Choro: a importância da pesquisa de João Mohana para a tradição do Choro no Maranhão
Resumo
Este artigo apresenta parte da discussão, presente na pesquisa de mestrado, sobre a tradição do choro no Maranhão, a partir de breve revisão bibliográfica, e da utilização da pesquisa do padre João Mohana. No discurso presente no livro A grande música do Maranhão, resultado da pesquisa que levou cerca de três décadas, Mohana nos revela a dimensão da produção musical maranhense entre a metade do séc. XIX e o primeiro quartel do séc. XX, apresentando também, compositores e obras pertencentes a esse período. O acervo pessoal desse autor, que hoje faz parte do Acervo Público do Estado do Maranhão, contém aproximadamente duas mil obras, que abrangem tanto a música erudita, quanto a popular. Apesar de não ser uma pesquisa voltada diretamente ao choro, o trabalho de Mohana norteia essa discussão por revelar nomes, lugares, e aspectos sociais fundamentais para a constatação de uma tradição “chorística” existente no Maranhão. Para fundamentar a discussão, foi realizado um cotejamento entre os contextos social e musical, existentes no Rio de Janeiro e no Maranhão, na época denominada por Ary Vasconcelos de Bélle Epoque da música brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-19
Edição
Seção
Artigos - Musicologia