Movimento Armorial e os aspectos técnico-interpretativos do primeiro Movimento do “Concertino para Violino e Orquestra de Câmara” de César Guerra-Peixe

Autores

  • Débora Borges da Silva UFRGS

Resumo

Guerra-Peixe, cuja obra “Concertino para violino e Orquestra de Câmara” é abordada nesta pesquisa, contribuiu para a formulação dos caminhos estéticos e estilísticos do Armorial. O Movimento Armorial promoveu a recriação em diversas artes através da modelagem dos elementos das manifestações populares nordestinas. Na música o intuito era o de criar a Música Erudita Nordestina. Visando uma interpretação embasada na estética e no estilo do Movimento Armorial, foi feita uma análise evidenciando os elementos da música popular nordestina presentes na obra, uma pesquisa fonográfica e experimentações com o instrumento rabeca. Esta abordagem serviu de base para consolidar a adaptação timbrística da sonoridade sugerida para a execução na proposta interpretativa que esta pesquisa apresenta.

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Biografia do Autor

Débora Borges da Silva, UFRGS

PPGmus

Instituto De Artes

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Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical