Uma leitura lítero musical da canção “Jangada” de Oswaldo de Souza
Resumo
Considerando que o espaço geofísico do sertão e do litoral nordestino brasileiro influenciou as composições de Oswaldo de Souza (1904-1995), natural do Rio Grande do Norte, este artigo examina a canção “Jangada” de Oswaldo de Souza a fim de identificar características de correspondência entre as diferentes linguagens da arte e, em especial, com a literatura. Propõe-se uma leitura comparativa do texto poético e musical trabalhados pelo compositor e das imagens que emanam dos mesmos. Busca-se evidenciar pressupostos didático-performáticos ao estudo da canção brasileira. Esta análise foi realizada com base no “Referencial de Análise de Obras Corais” do Professor Dr. Marco Antônio da Silva Ramos da Universidade de São Paulo (USP), na pesquisa biográfica realizada pelo professor e músico Cláudio Augusto Pinto Galvão, na entrevista com a professora e cantora Maria de Fátima de Brito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e no parecer Técnico Pericial que ratifica que as anotações encontradas na partitura da canção “Jangada” foram, de fato, de Oswaldo de Souza. Significados correspondentes entre a literatura e a música são evidenciados após o cruzamento de dados dos elementos identificadores a partir do texto poético e musical da canção A observação do conteúdo semântico disponibilizado a partir da verificação do poema e da música na canção “Jangada” possibilita ao interprete a construção de nuances e expressões próprias da linguagem poética e musical de Oswaldo de Souza presentes nesta composição. Este conjunto de semelhanças respalda e ratifica a importância da investigação, uma vez que se configura como elementos de correspondência entre literatura (poema) e música (melodia) contribuindo como referenciais para o processo didático-performático da canção brasileira.Downloads
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Publicado
2015-03-22
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical