Aspectos exploratórios para um paralelismo comparativo entre o Bambuco colombiano e o Choro brasileiro

Autores

  • José Robinson Enciso Valencia UNIRIO

Resumo

O presente trabalho apresenta aspectos exploratórios de uma pesquisa comparativa entre as manifestações musicais do bambuco colombiano e o choro brasileiro. O contexto estudado encontra-se situado no tempo da “belle époque”, final do século XIX e início do século XX, período no qual o bambuco e o choro tiveram um relativo reconhecimento como manifestação cultural de suas sociedades. Apresenta-se uma breve historiografia do contexto social colombiano como o projeto de unificação política chamado de “Regeneração”; movimento de ajuste e reordenamento do governo e da sociedade, o que se percebe também no Brasil mediante processos de ordenamento que proclamava o nacionalismo incorporando seu ideal nas novas politicas acrescentadas a partir da República. Este será o ponto de partida para elucidar as repercussões nos modos em que seriam vinculados ambos os gêneros musicais dentro da representação de identidade e sua relação com os elementos de coesão cultural, os quais visavam ao fortalecimento da identificação do cidadão com elementos simbólicos comuns da sociedade demandados pelo ideal centralista. Descrevem-se as contradições entre a negação do conteúdo mestiço dentro das lutas de poder no ordenamento social fizeram com que estes gêneros fossem moldados por grupos sociais em representação de identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Robinson Enciso Valencia, UNIRIO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical