Aspectos exploratórios para um paralelismo comparativo entre o Bambuco colombiano e o Choro brasileiro
Resumo
O presente trabalho apresenta aspectos exploratórios de uma pesquisa comparativa entre as manifestações musicais do bambuco colombiano e o choro brasileiro. O contexto estudado encontra-se situado no tempo da “belle époque”, final do século XIX e início do século XX, período no qual o bambuco e o choro tiveram um relativo reconhecimento como manifestação cultural de suas sociedades. Apresenta-se uma breve historiografia do contexto social colombiano como o projeto de unificação política chamado de “Regeneração”; movimento de ajuste e reordenamento do governo e da sociedade, o que se percebe também no Brasil mediante processos de ordenamento que proclamava o nacionalismo incorporando seu ideal nas novas politicas acrescentadas a partir da República. Este será o ponto de partida para elucidar as repercussões nos modos em que seriam vinculados ambos os gêneros musicais dentro da representação de identidade e sua relação com os elementos de coesão cultural, os quais visavam ao fortalecimento da identificação do cidadão com elementos simbólicos comuns da sociedade demandados pelo ideal centralista. Descrevem-se as contradições entre a negação do conteúdo mestiço dentro das lutas de poder no ordenamento social fizeram com que estes gêneros fossem moldados por grupos sociais em representação de identidade.Downloads
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Publicado
2015-03-22
Edição
Seção
Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical