Memorização de música pós-tonal: um estudo teórico-analítico da peça Image, de Eugène Bozza

Autores

  • Michele Irma Santana Manica UNIRIO

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de pós-graduação em música da UNIRIO e pretende demonstrar a partir da análise da peça Image de Eugène Bozza o aprendizado que o estudo analítico propicia ao músico que pretende memorizar uma peça pós-tonal. O reconhecimento dos diferentes padrões melódico/harmônicos utilizados pelo compositor é de grande auxílio para alicerçar uma peça na memória de longo prazo, como se pode depreender da bibliografia pesquisada. O modelo de guias de execução proposto pelo psicólogo Roger Chaffin é baseado no funcionamento padrão da memória e em pesquisas sobre o desenvolvimento de memória expert. A teoria de experts de memória resume as atividades dos experts em três princípios: codificação significativa de novo material, uso do bom aprendizado de estruturas de recuperação, e rápida recuperação da memória de longo prazo. O primeiro princípio é a habilidade que expert desenvolvem de reconhecer padrões familiares, no caso de músicos isso se refere a escalas, arpejos, acordes, tríades, etc; no segundo princípio um expert de memória precisa de um esquema de recuperação da informação organizado de maneira hierárquica; o terceiro princípio propõe a prática prolongada para uma recuperação veloz dos esquemas de recuperação armazenados na memória de longo prazo. É fácil intuir como os princípios apresentados se inserem na execução de peças tonais, uma vez que o estudo sistemático de acordes e arpejo é parte rotineira da vida de qualquer músico profissional. No entanto, em peças pós-tonais esse processo pode ser mais obscuro, visto que são utilizados materiais menos familiares.

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Biografia do Autor

Michele Irma Santana Manica, UNIRIO

PPGM

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Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical