As qualidades simbólicas e materiais da voz: um estudo sobre as características da voz cantada na obra de Paul Zumthor

Autores

  • Sheila Minatti UNESP

Resumo

O presente trabalho busca elucidar alguns dos conceitos estabelecidos por Paul Zumthor na entrevista sobre a Presença da Voz, extraída do livro Escritura e Nomadismo (Zumthor, 2005) com o objetivo de compreender a voz cantada como um objeto complexo, que se apresenta através de qualidades simbólicas e qualidades materiais. A compreensão da voz sob essas duas perspectivas traz à pratica e à docência do canto uma contribuição valorosa no que tange o reconhecimento das influências de algumas características provenientes do contexto cultural em que a voz que canta está inserida e que que não costumam ser objetivamente abordados durante o processo de estudo e preparo de uma canção. A identificação de algumas das qualidades simbólicas da voz, norteadas pelas características da canção de amor, trazem uma série de reflexões sobre as influências da palavra sobre o intérprete e sobre o ouvinte resultando em uma descrição sobre os possíveis vínculos emocionais gerados pela performance. Estas descrições suscitam a intenção de compreender tecnicamente essas influencias sobre a produção vocal artística, através da análise de suas qualidades materiais. Porém, esclarecemos que essas características materiais também se desenvolvem de maneira igualmente complexa e que é necessário um olhar assertivo sobre o fenômeno a ser estudado para que se possa escolher, eficazmente, a ferramenta mais adequada a ser utilizada na prática ou na docência do canto.

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Biografia do Autor

Sheila Minatti, UNESP

Doutorado

PPG-Música

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Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical