Cenas Cariocas, 2ª Suíte para clarineta e piano de José Guerra Vicente: um estudo interpretativo

Autores

  • Taís Vilar Vieira UFG

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa desenvolvida em curso de Mestrado em Música na Universidade Federal de Goiás e defendida em março do corrente ano. Tal pesquisa teve como objeto de estudo a obra Cenas Cariocas, 2ª Suíte de José Guerra Vicente (1906-1976), compositor português naturalizado brasileiro. A obra foi composta em 1964, durante a fase nacionalista de José Guerra Vicente, e concebida originalmente para clarineta em Si bemol e piano. A obra tem duração aproximada de doze minutos e há estreita relação com a música popular urbana brasileira, em seus três movimentos: Valsa Seresteira, Modinha e Choro. O objetivo principal da pesquisa foi realizar uma discussão interpretativa da versão para clarineta e piano, com foco na parte de clarineta. Vale enfatizar que o trabalho não pretendeu apresentar um modelo único de interpretação, mas sim oferecer um conjunto de informações e de reflexões que pudessem auxiliar diversos clarinetistas na formulação suas próprias interpretações da obra. Para isso, a metodologia do trabalho incluiu revisão de literatura, análise da obra, entrevistas – uma com o violoncelista Antonio Guerra Vicente2, filho do compositor, e outra com o clarinetista José Botelho3, colega de trabalho e intérprete do compositor – e, por fim, um questionário que foi destinado aos clarinetistas Diogo Maia4 e Renata Menezes5, que se dedicaram à apresentação da obra mais recentemente. Como resultado, são apresentadas informações que abordam aspectos históricos, estruturais e técnicos relacionados à obra Cenas Cariocas, 2ª Suíte e que poderão trazer contribuições aos clarinetistas na construção de interpretações da mesma.

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Biografia do Autor

Taís Vilar Vieira, UFG

Mestrado em Música

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Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical