Violão online: encontrando caminhos para superar desafios

Autores

  • Hélio da Silva Júnior UNIRIO/PROEMUS

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no curso de mestrado profissional em ensino das práticas musicais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e visa a relatar algumas etapas do processo de desenvolvimento de uma plataforma de ensino de violão a distância, para professores da educação infantil denominada: Violão Online. A metodologia qualitativa (MAZZOTTI, 1999) teve como amostragem os alunos da disciplina Violão, do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus. Objetiva relacionar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem do instrumento e os caminhos percorridos para solução dos desafios apresentados. O referencial teórico está apoiado em autores que discutem o ensino de música a distância (GONH 2011) e (ALARCON 2015) e as possibilidades metodológicas para educação musical (FONTERRADA 2012). Utilizamos como referência para o desenvolvimento da plataforma, como fonte de consulta, dicionários de acordes cifrados, (CHEDIAK 1984) e ( MOREIRA 2010), relatos de processos de ensino de violão, (RODRIGUES 2007) e (ULLER 2012), além do levantamento de tonalidades e progressões utilizadas na música popular, (CARLTON 2012), e adaptações da técnica pianística de domínio espacial do teclado, (MUNIZ 2012). Espera-se que os dados demonstrados nesta pesquisa contribuam para a reflexão sobre o ensino do violão ou de outros instrumentos musicais, vivenciados nos cursos de licenciatura em música que oferecem disciplinas a distância.

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Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical