Pesquisa etnográfica sobre as aulas de violino em grupo do projeto de extensão de uma universidade federal

Autores

  • Juliana Lima Verde UNB/MESTRADO/PPGMUS

Resumo

Este artigo apresenta um estudo etnográfico das aulas em grupo de violino do projeto de extensão universitária de uma Universidade Federal. A etnografia vem sendo utilizada por trabalhos acadêmicos em pesquisas em vários contextos distintos da educação musical. A escolha deste local para a realização da pesquisa etnográfica está no processo de aprendizagem do violino que utiliza como metodologia de ensino o método Suzuki e por causa da minha formação inicial em violino através do método tradicional. O educador japonês Shinichi Suzuki considera que o talento é construído através de um ambiente favorável para aprendizagem do violino, priorizando a participação dos pais. A fundamentação teórica deste trabalho está apoiada em Arroyo (1999), Fino (2003), Seeger (2008) e Merrian (1964). Este estudo propõe apresentar o interesse do projeto de extensão universitária na metodologia Suzuki, investigar a finalidade do ensino de violino em grupo e analisar a participação dos pais durante o processo de aprendizagem do violino. O procedimento metodológico trata da observação das aulas de violino em grupo. Os resultados obtidos mostram que a importância do Método Suzuki para os professores do projeto está na capacitação de professores e a participação efetiva dos pais na aprendizagem do violino. Por meio disso está o como fazer para aprimorar o que já foi construído pela metodologia. Além disso, as aulas de violino em grupo oferecem aos alunos um compartilhamento de experiências, conhecimento musical e afetividade entre professores, pais e alunos. E por fim a efetiva participação dos pais nas aulas contribui na aprendizagem e na motivação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical