Os professores de trombones das universidades brasileiras: primeiros resultados

Autores

  • Marcos Botelho

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados preliminares de nosso pesquisa de doutoramento. Buscamos conhecer os professores de trombone dos cursos de graduação do Brasil, traçar seus perfis e estratégias de trabalho. Aqui são apresentados os resultados obtidos por meio de um questionario, aplicados a todos os professores de trombone das universidades do Brasil com cursos de graduação com habilitação trombone ou similares. Através deste questionário podemos concluir que tais professores, em sua maioria, possuem o título de mestre, são experientes e que as universidades possuem grupos de trombone. Em suas aulas valorizam muito as questões técnicas (afinação e ritmo), as questões estéticas tem importância mediana. Existe uma grande preocupação com as condições física-muscular e com lesões em seus alunos. Valorizam atividades fora das suas aulas, como tocar em grandes grupos e música de câmara, e conhecimentos complementares, como conhecer harmonia e história da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical